ENSINO

EMAER realiza Curso de Extensão em Engenharia de Sistemas e de Requisitos

O Curso contou com a colaboração de Professores Doutores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
Publicada em: 07/05/2023 12:34
Imprimir
Fonte: EMAER
Edição: Agência Força Aérea

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), por meio da Sétima Subchefia, promoveu, entre os dias 24/04 e 05/05, o primeiro Curso de Extensão em Engenharia de Sistemas e de Requisitos (CEESR).

O Curso contou com a colaboração de Professores Doutores do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e teve como finalidade elevar e disseminar conhecimento sobre sistemas e requisitos na Força Aérea Brasileira (FAB), aspecto relevante para o gerenciamento dos projetos estratégicos e também para a gestão de todo o ciclo de vida dos sistemas da FAB.

Participaram do CEESR 34 militares e civis, stakeholders envolvidos diretamente com os projetos aeroespaciais das seguintes organizações: EMAER, Comando de Preparo (COMPREP), Comando Aeroespacial (COMAE), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A primeira semana foi dedicada à Engenharia de Sistemas, tendo o Dr. Christopher Shneider Cerqueira apresentado as origens da disciplina com a “corrida espacial”, passando pelo ciclo de vida dos sistemas, conceito de operação, pela arquitetura e estruturação de problemas, até chegar à Diretriz do Comando da Aeronáutica (COMAER), sobre o Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais (DCA 400-6).

Durante a segunda semana, o Dr. Johnny Cardoso Marques abordou os aspectos relacionados à Engenharia de Requisitos, tendo os alunos sido apresentados à teoria que envolve a captação de necessidades de stakeholders, modelagem, escrita, decomposição, rastreamento e revisão de requisitos, além da verificação e validação envolvidas neste processo.

Para o Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, Vice-Chefe do EMAER, "o evento foi um excelente exemplo de aproveitamento de competências internas ao COMAER, para incrementar o nível de conhecimento daqueles que lidam diariamente com os projetos de nossos sistemas aeroespaciais”.

O Brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, destacou a importância da primeira edição do curso. “O feedback positivo por parte da audiência reforça a importância do tema e nos estimula a dar continuidade a esta iniciativa, que, certamente, irá gerar um efeito multiplicador desse conhecimento no âmbito da Força”, disse.

Para o Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, coordenador e aluno do curso, “o exemplo de parceria entre o EMAER e a academia, representada pelo ITA, evidencia a importância do estreitamento desses laços para a capacitação dos Oficiais responsáveis pelo assessoramento de alto nível na Força”.

A cerimônia de encerramento foi marcada pela entrega de certificados do ITA aos concludentes do curso. Além do Chefe e do Vice-Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, também prestigiaram o evento o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, e o Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes, Chefe da Terceira Subchefia do EMAER. 

 

Fotos: EMAER

imagens/original/45440/foto_2.jpg
imagens/original/45440/foto_4.JPG